Revestimentos Epóxi em sala limpa

A construção de uma sala limpa começa pelo piso, paredes e teto. Tais componentes devem assegurar o máximo de limpeza e um mínimo de contaminação. “Entre esses elementos, o piso é um dos mais importantes. O processo produtivo acaba acontecendo sobre ele, elevando sobremaneira sua relevância, resume o engenheiro Levon Hagop Havaghimian, diretor técnico da Anapre (Associação Nacional de Pisos e Revestimentos de Alto Desempenho).

Segundo Havaghimian, os pisos para salas limpas precisam ser de fácil limpeza e manutenção, possuírem aparência atrativa e cores claras – de modo a facilitar a visualização de sujidades -, apresentarem superfície lisa com porosidade o mais próximo possível de 0%, e estarem isentos de juntas e trincas que evitem acúmulo de partículas e germes. Em determinadas situações – continua – o piso necessita também de características adicionais, tais como controle de eletricidade estática (pisos condutivos e antiestáticos), resistências químicas específicas e índices adequados de planicidade e nivelamento. Outro fator importante apontado por Havaghimian é que, durante o uso, a formação de poeira pela abrasão deve ser mínima: “por estas e outras razões, como inexistência de juntas e rapidez da aplicação e liberação de áreas, os revestimentos monolíticos à base de resinas sintéticas, como o epóxi e o poliuretano, são atualmente os sistemas mais adotados para revestimentos de piso em salas limpas”.

Para a sua aplicação – recomenda o engenheiro – inspeções prévias acabam sendo de grande importância, pois podem eliminar o risco de falta de capacidade de suporte, irregularidades e saliências localizadas no substrato que podem colocar em risco toda a condição operacional pelo aparecimento de trincas, fissuras, impregnação de sujidades e conseqüente proliferação de microorganismos nestes locais: “variando conforme a classificação das salas, a tendência é a adoção de sistemas com textura final mais lisa, tal como os autonivelantes em salas com limite de partículas abaixo de 100”.

A Base Revestimentos® atua no segmento de pisos industriais, piso epóxi, pintura epóxi, revestimentos, epóxi camadas múltiplas, epóxi espatulado, epóxi autonivelante, epóxi decorativo, epóxi antiderrapante, epóxi condutivo, rodapés boleados epóxi, quadras poliesportivas em epóxi, juntas de dilatação, piso uretânico, anti-ácido epóxi, alta resistência abrasão epóxi e outros…

A Base Revestimentos® atua nos estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio grande do norte, Rio grande do sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo Sergipe, Tocantins… AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO..