Revestimentos de Alto Desempenho

Se considerarmos que quase todas as atividades industriais e comerciais ocorrem sobre um piso, parece-nos óbvio pressupor que este item receba uma atenção especial na concepção e no detalhamento de qualquer projeto. Lamentavelmente, os problemas freqüentemente apresentados pela grande maioria dos pisos em uso mostram que a realidade é bastante diferente. Desgastes, destacamentos localizados, descontinuidades, fissuras e o esborcinamento de bordas de juntas, entre outros problemas, são anomalias que limitam e comprometem a funcionalidade e a durabilidade deste importante elemento da construção.

Nas indústrias, em particular, pisos de concreto bem projetados e executados podem resistir a solicitações conseqüentes de esforços de abrasão devido ao arraste de cargas sobre a superfície do piso. Porém, condições extremas de impacto e, sobretudo, a ação de produtos químicos agressivos (mesmo aqueles sistematicamente utilizados para a limpeza superficial) podem provocar a rápida deterioração de pisos de concreto desprotegidos, tornando-os inseguros e criando problemas sérios de saúde e de segurança para pedestres e para o ambiente de trabalho, contaminando o solo e provocando danos irreversíveis ao meio ambiente. Além dos problemas já descritos, a queda e o dano de matérias-primas e de produtos acabados transportados e a redução na velocidade do deslocamento de insumos afetam diretamente a produtividade e os custos de produção.


Figura 1. Camadas constituintes do “Sistema Piso”

O uso crescente de equipamentos mecânicos especiais de manejo de cargas como, por exemplo, veículos que se deslocam sobre colchão de ar, empilhadeiras com garfos de longo alcance e sistemas automáticos de transporte, requerem pisos com superfícies lisas e índices de planicidade cada vez mais acurados. Unidades industriais modernas, principalmente as indústrias eletrônicas, aeroespaciais, farmacêuticas, de alimentos e bebidas, impõem ainda condições particulares de higiene, limpeza e de operação que exigem a utilização de Revestimentos de Alto Desempenho apropriados.


Foto 1. Desgaste por abrasão em piso de concreto

De forma similar, as exigências atuais e a sofisticação presente nos projetos de edificações comerciais e de uso institucional ou público, sobretudo aquelas destinadas a elevado tráfego de pedestres como pisos de aeroportos, escolas, shopping centers e hipermercados, também requerem superfícies resistentes e de fácil limpeza, com uma quantidade mínima de juntas, propiciando elevada durabilidade e baixo custo de manutenção. Nestas condições, os Revestimentos de Alto Desempenho decorativos também precisam oferecer características arquitetônicas e estéticas atrativas para serem classificados como pisos decorativos, concorrendo e oferecendo vantagens em relação a soluções tradicionais como placas de mármore e granito e ainda, revestimentos cerâmicos de alto padrão como, por exemplo, o Porcelanato.


Foto 2. Medição de planicidade

Não é errado afirmar que há uma certa negligência no detalhamento e especificação nos projetos de pisos correntes, desprezando-se a adoção de um Revestimento de Alto Desempenho (RAD)_ com o propósito de fazer frente aos problemas descritos. As razões para esta negligência geralmente estão relacionadas a dois aspectos:

• Considerar que uma matriz razoavelmente rígida à base de cimento está imune aos problemas descritos, sobretudo os decorrentes do efeito de fadiga do concreto, causados por ações mecânicas e de impacto repetitivas ao longo do tempo e, ainda, aqueles diretamente relacionados ao ataque químico;
• A quase inexistência de consultores e projetistas especializados em RAD no mercado brasileiro. Há empresas competentes que atuam na área de projeto e tecnologia de pisos de concreto, mas, mesmo estas, não são especializadas em RAD.

Embora as considerações efetuadas até o momento estejam mais relacionadas ao projeto de pisos novos, uma subdivisão útil pode ser feita entre a construção de pisos novos e a modernização e manutenção de pisos já em uso, devido a uma mudança de utilização ou mesmo para satisfazer novas exigências e padrões modernos de segurança, higiene e limpeza. Em ambas as áreas, o desenvolvimento tecnológico tem sido significativo.

Na modernização de pisos existentes ou antigos é possível renovar completamente a área em questão em um ou em alguns finais de semana (ou até mesmo em períodos programados) para que haja o mínimo de interferência nas atividades industriais ou comerciais, liberando rapidamente o piso para o tráfego.

Porém, em qualquer situação, tratando-se de um projeto novo, da manutenção ou modernização de um piso antigo, é fundamental contar com o trabalho de um consultor em pisos e em RAD para avaliar as condições existentes e as necessidades impostas pela operação, desenvolvendo um projeto detalhado e uma especificação de materiais e de execução adequada para garantir o elevado desempenho e durabilidade do “Sistema Piso”.

Publicado na Revista PI – Por Engº Paulo Sérgio F. de Oliveira.

A Base Revestimentos® atua no segmento de pisos industriais, polimento especiais, fresamento de superfícies, lapidação de concreto, reforma de garagem, piso epóxi, pintura epóxi, revestimentos, epóxi camadas múltiplas, espatulado epóxi, epóxi autonivelante, argamassado epóxi, epóxi decorativo, antiderrapante, epóxi condutivo, rodapés boleados epóxi, quadras poliesportivas em epóxi, juntas de dilatação, revestimento uretano, anti-ácido epóxi, alta resistência abrasão epóxi e outros…

A Base Revestimentos® atua nos estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio grande do norte, Rio grande do sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo Sergipe, Tocantins… AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO..