Desgaste por abrasão em piso de concreto

O desgaste acentuado da superfície do piso, com a formação de pó e o aparecimento de buracos pode gerar diversos problemas ao usuário final que vão desde o desconforto estético até problemas de utilização, limpeza, higiene etc. Estes tipos de patologia podem ser originados por diversos fatores tais como, dosagem inadequada do concreto, deficiência de cura, problemas executivos, utilização inadequada etc.

A reabilitação desta patologia com a utilização da tecnologia da Base Revestimentos, consiste na aplicação de resina de baixa fluidez preparada com polímeros epoxídicos especiais e, eventualmente alguma adição de componentes minerais visando buscar desempenho adequado à solicitação. Este composto atinge resistência mecânica de até 30 MPa aos 07 dias de idade, conferindo desta maneira, um bom desempenho a abrasão, uma vez que testes mostram certa proporcionalidade entre as resistências a compressão e abrasão.

Quando o problema de abrasão é mais acentuado com o surgimento do agregado graúdo, desprendimento de concreto, é sinal que o piso tem um acentuado grau de desgaste que pode ter sido provocado por solicitação excessiva de pneus, rodas maciças, arraste de ferramentas ou equipamentos, impactos ou qualquer dispositivo capaz de provocar severos ataques por abrasão.

Outro fator relevante para o surgimento desta patologia pode ser a dosagem inadequada do concreto, uma vez que a resistência à compressão tem correspondência com a resistência à abrasão, o concreto para execução de um piso deve ter uma resistência a compressão compatível com a solicitação deste piso.
Quando um piso atinge acentuado dano por abrasão, sua recuperação pode ser um pouco dificultada, chegando até mesmo ao extremo de se quebrar toda a placa e ser refeita com uma nova concretagem, uma vez que uma nova camada de concreto pode implicar em diferença de nível do piso antigo com o recuperado.

Outra patologia que não é rara e traz muito desconforto aos usuários é a delaminação, que é o desplacamento superficial de uma pequena área do piso provocada por um selamento prematuro da camada superficial em virtude de um diferencial de pega ou endurecimento, dificultando a fuga da água de exsudação e eventual ar aprisionado sob a superfície do concreto, fazendo com que estes componentes exerçam uma pressão sob a superfície ,soltando uma pequena camada do piso, resultando áreas desplacadas de tamanhos variados. Este tipo de patologia também tem um certo grau de dificuldade para ser reparada, entretanto a solução proposta pelo sistema Base Revestimentos é corrigir tanto a delaminação quanto a abrasão mais acentuada, aplicação de um composto a base de resinas epoxídicas com adição de malhas micronizadas de quartzos granulométricamente controladas. Este produto que depois de aplicado tem espessura entre 3 e 7 mm, pode recompor a camada superficial do piso de maneira a voltar aos aspectos de projeto em termos de superfície de rolamento e capacidade de resistir aos agentes agressivos.

Obviamente, em função da natureza das patologias potencialmente tratáveis, proposta pelo sistema Base Revestimentos, se faz necessário um tratamento prévio do piso, geralmente com o emprego de fresas e discos diamantados visando nivelar o piso total ou parcialmente, uma vez que tem capacidade de preencher a variação volumétrica provocada por esta aplicação.

Ivan Martins
Diretor Operacional
Base Revestimentos

A Base Revestimentos® atua no segmento de pisos industriais, piso epóxi, pintura epóxi, revestimentos, epóxi camadas múltiplas, epóxi espatulado, epóxi autonivelante, epóxi decorativo, epóxi antiderrapante, epóxi condutivo, rodapés boleados epóxi, quadras poliesportivas em epóxi, juntas de dilatação, piso uretânico, anti-ácido epóxi, alta resistência abrasão epóxi e outros…

A Base Revestimentos® atua nos estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio grande do norte, Rio grande do sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo Sergipe, Tocantins… AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO..